-
Arquitetos: Woods Bagot
- Área: 660 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Will Pryce
-
Fabricantes: Aktiva, Allgood, Bolon, Gilberts, Havwoods, INTRAsystems, Imola, Janinhoff, Parklex Prodema
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório Woods Bagot London Studio deu os toques finais a uma bela biblioteca nova no centro do campus da St Mary's Calne School em Wiltshire, Reino Unido. A biblioteca funcionará como um centro de inspiração e aprendizado, com um projeto marcante que incorpora o pomar de maçãs vizinho à construção e os edifícios centenários do entorno.
Do lado oeste, ao longo da via principal que atravessa a escola, a estrutura de 660 metros quadrados se revela como um simples pavilhão retangular revestido de tijolo e coberto com um telhado articulado de madeira e vidro. Ao entrar, no entanto, os visitantes são recebidos por interiores dinâmicos, com cada pavimento tendo uma finalidade distinta e áreas específicas. Enquanto o térreo é pensado como um espaço animado, destinado a projetos coletivos, com acesso direto ao pomar vizinho, o pavimento superior é projetado para um estudo mais formal e individualizado.
Os "bookends" de tijolos ou prateleiras auxiliares separadas ao longo das áreas norte e sul do perímetro do edifício, fornecem espaço para armazenar, acesso a escadas, salas para pequenos projetos e sistemas de controle de armazenamento. Para otimizar os espaços disponíveis para aprendizagem e leitura, as estantes convencionais para livros são descartadas, em vez disso, há estantes de estudo, áreas de exposição e prateleiras embutidas dentro das paredes internas.
A fachada envidraçada tem orientação nordeste para limitar a luz direta do sol enquanto ilumina a nova passagem da biblioteca para os jardins e pomar. Inspirando-se diretamente nas espécies frutíferas, várias vigas de apoio estrutural se conectam ao lado ondulado interno do telhado para dar a impressão de ramos de uma árvore. Os vazios envidraçados altos criam a aparência de um telhado flutuante, e paredes de altura dupla preenchem os espaços com a luz do dia desde o topo. Um detalhe metálico é integrado em toda a fachada para dar continuidade aos elementos verticais das árvores.
A escala e os detalhes do edifício estão de acordo com a arquitetura de toda a escola em suas fachadas, mas é deliberadamente contemporânea em sua composição. O resultado é a conclusão da faixa oeste do espaço verde central do terreno e um refúgio acadêmico para seus alunos.
St Mary's Calne é uma importante escola interna e diurna independente para meninas (de 11-18 anos), fundada em 1873. A escola contratou o escritório Woods Bagot em 2017 para projetar uma biblioteca de dois andares que reposicionaria a biblioteca como um centro para a vida acadêmica e social da escola. Seguindo um processo de projeto colaborativo que incluiu a diretora, funcionários, bibliotecários e estudantes, o projeto proporcionou um ambiente que não reflete apenas as melhores práticas de ensino e aprendizagem, mas prepara os estudantes para a independência de suas futuras vidas acadêmicas.